quinta-feira, 8 de março de 2012

Os primeiros 20.000 kms - Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI Allure CMP6

Dou os meus parabéns à Peugeot. Este 508 é um  automóvel excelente, com muito espaço interior, baixos consumos de combustível, muito bons acabamentos e construção e também muito bem equipado nesta versão Allure.
Os primeiros 20.000 quilómetros decorreram sem quase nenhum tipo de problemas. No início foi necessário alguma habituação ao sistema da caixa de velocidades manual pilotada, nada que depois de uns quantos quilómetros de estrada não resolvam. Em algumas situações a caixa é algo lenta em responder de forma adequada e acaba por necessitar da nossa ajudinha manual, o bom é que este sistema, mesmo a trabalhar em automático, permite sempre a intervenção manual do condutor através das “patilhas” no volante. Apesar das críticas na imprensa no geral, das quais eu não concordo totalmente, não serem muito favoráveis a esta caixa de velocidades, na realidade, e depois de um uso continuado e de feita a habituação do condutor, esta, não passa de uma caixa normal automática, mas sempre com a possibilidade e vantagem de trabalhar em total manual. Por isso em situações de condução normais e em autoestrada utilizo sempre o sistema automático, que beneficia os consumos e alivia o estresse da condução que em conjunto com o controlador de velocidade dá descanso às pernas. Quando a situação exige maior celeridade utilizo a caixa em sistema manual ou em modo automático sport.
A nível de consumos, até aos 20.000km altura da primeira revisão, estes mantiveram-se numa média de 5,8 litros por cada 100km, tendo em conta de que a minha utilização é de 70% em autoestrada 20% em estrada e 10% em cidade.
O único contratempo existente durante este intervalo de tempo ocorreu com o GPS que muito de vez em quando “perde a cabeça” e diz que não encontra nenhum satélite, fica totalmente parado até se reiniciar sozinho, e com ele bloqueia também todo o sistema multimédia, avaria que o serviço da Peugeot ainda não conseguiu solucionar, embora afirmem que para breve vão receber novo software. Quando este problema acontece todo o sistema bloqueia. O sistema inclui bluetooth, sensores de estacionamento, radio, leitor de cd, ligação line in e usb. Logicamente à situações em que isto nos complica a vida porque ao estacionarmos não temos os sensores em funcionamento e o sistema mãos livres do telefone também não funciona.

REVISÃO 20.000km:
Data: Setembro 2011
Km: 19.400
Valor: 286,81€

3 comentários:

  1. o painel de rádio e cps ficou escuro e nada funciona, que se pasasará

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo tudo bem contigo espero que sim. Preciso de uma ajuda tenho uma carrinha peugeot 508 sw cx automática e o meu rádio, gps, os sensores deixaram de funcionar o radio ficou todo preto só aparece o símbolo da peugeot e disco do radio faz um barulho tipo quer arrancar e não arranca o que devo fazer

    ResponderEliminar
  3. Boas meus caros.
    Tenho uma Peugeot 508 sw que tem sido muito bom com boas performances ...
    No stand tive 2 anos de garantia total ao qual nunca tive problema nenhum.
    Quando acabou a garantia é que tudo começou: o bi massa a dar sinal,vou ter de gastar cerca de 1000€ mas aproveito e mudo a distribuição. Mas a par do Dinis Araújo e de outros,tb estou com o problema do radio.ja o levei a um electeicista top k n detectou avaria nenhuma. Actualizou todos os módulos que estavam a precisar e tudo continuou igual.disse me que a bateria ja estaria fraca pois o sistema start stop ja n funcionava, comprei uma noca da VARTA (MAIS 160€).tudo continua igual :o radio arranca, toca mas ao fim de 20 segundos deixa de fazer tudo os comandos não obedecem,sensores de estacionamento não funcionam, kit maos livres ou GPS.
    Pelo que entendo das vossas experiências o problema nao será um problema mecânico do radio mas sim de software....aguardo feedback. Cumprimentos a todos.João Moita

    ResponderEliminar